Escolher uma escola de Ensino Fundamental.

O processo de aprendizado no Ensino Fundamental I

Na Educação Infantil, o desenvolvimento cognitivo e neurológico da criança acontecem através de estímulos diversos, como o tato, as formas, cores e sons. Somado à isso, através da socialização com colegas e professores, o primeiro ciclo escolar visa ensinar valores e princípios necessários para que a criança se torne uma pessoa cooperativa, autônoma, responsável e empática. 

Ao ingressar nos anos iniciais do Ensino Fundamental – que vai do 1º ao 5º ano – os aspectos sociais e emocionais continuam sendo importantes, porém, ao procurar por uma escola para os seus filhos, os pais devem começar a prestar atenção também em outros quesitos, como a alfabetização e o letramento. 

Nesta fase, o foco principal é que a criança receba a base de conhecimentos nas diferentes disciplinas (português, matemática, história e ciências) para que ela se desenvolva de maneira plena durante a sua carreira estudantil. 

Como escolher uma escola de Ensino Fundamental I?

Pensando que as crianças entre 6 e 10 anos precisam tanto do desenvolvimento cognitivo e emocional, quanto de um bom conteúdo de base, ao escolher uma escola para os pequenos, é preciso levar em conta os seguintes fatores:

Logística e valor

Independente da idade do seu filho, o primeiro passo na hora de escolher uma escola é analisar a viabilidade não só de a criança ingressar, mas de permanecer na instituição. Isso evita que você tenha que trocá-la de colégio no meio do semestre, preservando assim o rendimento escolar do seu filho.

Neste sentido, a localização da escola e o valor da mensalidade merecem atenção especial. Procure por escolas que sejam próximas da sua casa ou do seu trabalho, ou que estejam no meio do caminho. 

Quanto à mensalidade, pesquise por colégios que estejam dentro do seu orçamento. Especialistas sugerem que os gastos com educação não represente mais do que 20% da renda mensal familiar. 

Metodologia de ensino e projeto político-pedagógico (PPP)

A metodologia de ensino refere-se a maneira como o processo de ensino-aprendizagem acontece. Através dela os pais podem ter uma ideia sobre o projeto pedagógico da instituição, ou seja, que tipo de atividades serão aplicadas, a relação entre professor e aluno, e a forma como o desempenho do estudante é avaliado.

Além disso, o método de ensino é um indicativo também sobre os valores e princípios que norteiam a educação que a sua criança irá receber. Portanto, é fundamental que você pesquise sobre as diferentes metodologias disponíveis antes de escolher uma escola. 

Nos artigos abaixo você pode ler sobre os métodos de ensino mais utilizados nas instituições brasileiras:

Gostou? compartilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais posts relacionados.

Escolher uma escola de Ensino Fundamental.

O processo de aprendizado no Ensino Fundamental I Na Educação Infantil, o desenvolvimento cognitivo e...

9 fatores que os pais levam em consideração na escolha da escola

1. Valores e filosofia da instituição Além de transmitir conhecimento teórico para os alunos, a...

10 DICAS PARA ESCOLHER A ESCOLA PARA O SEU FILHO

Escolher a primeira escola ou a nova instituição de ensino das crianças não é tarefa...

Dicas para escolher uma escolha particular

1. Semelhanças entre escola e família A primeira dica na hora de escolher a escola...