Princípios pedagógicos

Para nós, a escola é um espaço privilegiado de formação da cidadania, pois incentiva os estudantes, com a orientação dos educadores, a investigarem diferentes possibilidades de ação e pensamento e, assim, se tornarem sujeitos da sua própria história. Então, desenvolvem sua participação no mundo de forma crítica e reflexiva. Portanto, entendemos o espaço escolar como um lugar de excelência para a constituição de sujeitos autônomos, singulares e, ao mesmo tempo, cooperativos. 
Entendemos também que aprender não é simples guardar informações, menos ainda decorá-las. Aprender é construir significados, ou seja, elaborar novos sentidos para as relações, para os fatos e para os elementos que fazem parte da nossa realidade, em conexão com os conhecimentos já adquiridos em experiências anteriores.

Por isso, quanto partimos de uma pedagogia construtivista e sociointeracionista e, de acordo com essa abordagem, acreditamos que:

O aluno é protagonista dos processos de aprendizagem, pois participa ativamente dela.

Todo conhecimento é considerado provisório, já que a todo momento aprendemos e reaprendemos uns com os outros.

O professor exerce papel de mediador entre o aluno e os diferentes saberes, com o objetivo de garantir boas condições para o aprendizado.

Queremos que o aluno perceba a escola como um espaço de confiança onde possa ouvir e ser ouvido, comunicar e expressar seus sentimentos, construir hipóteses e testá-las, mantendo viva a sua curiosidade. Acreditamos também na importância da aprendizagem por projetos, pois é uma abordagem que permite aos estudantes, por meio de suas próprias investigações e imersões em desafios, ampliarem os seus saberes e desenvolverem novas habilidades. A aprendizagem por projetos liga-se ainda a outra importante base para o trabalho pedagógico realizado no CEI: a interdisciplinaridade. Afinal, é a partir do diálogo entre as diversas áreas do conhecimento que a realidade se apresenta para nós.

É partir disso que pensamos as avaliações realizadas no CEI. Aqui na nossa escola, defendemos que a avaliação seja dinâmica, processual e, principalmente, inclusiva, de modo a se adequar às particularidades dos nossos alunos. O acompanhamento avaliativo dos estudantes no CEI leva em consideração diferentes atividades, desde práticas individuais – nas quais se inclui o atitudinal do estudante –, até tarefas coletivas e interdisciplinares. A partir da nossa observação da trajetória dos alunos ao longo do período letivo, expressamos o desempenho deles através de um texto, de um conceito ou de uma nota, a depender do segmento em que os estudantes se encontram.

Para promover aprendizagens verdadeiramente significativas, levamos os nossos alunos para o centro de situações desafiadoras e os instigamos a encontrar soluções para elas, articulando diferentes conhecimentos que trazem na sua bagagem.

O CEI é uma Escola de Referência Google for Education. Promovemos ampla vivência com as diferentes linguagens e ferramentas tecnológicas, além de oferecermos em nosso currículo diversificado disciplinas que têm o objetivo de preparar os estudantes para um uso criativo, produtivo, crítico e consciente das mais variadas tecnologias.

Com a discussão de pontos de vista, a avaliação do trabalho desenvolvido e o compartilhamento de descobertas, o Centro Educacional Espaço Integrado segue como sólida e harmoniosa instituição educativa, repleta de orgulho pela comunidade escolar que a compõe!

Os nossos professores entendem que o espaço escolar é composto por pessoas de diferentes histórias e identidades, e reconhecem a necessidade de manterem o seu trabalho pedagógico atualizado, para garantirem aos estudantes as melhores e mais diversificadas condições de aprendizagem. Desse modo, o CEI incentiva a formação continuada de seus educadores, cujas práticas instigantes, acolhedoras e desafiadoras despertam nos alunos a paixão por aprender.