Ensino Médio
Como funciona?
Porta de entrada para a vida universitária e de acesso ao mundo do trabalho, o Ensino Médio do CEI desenvolve propostas pedagógicas baseadas em múltiplas experiências, promovendo situações de aprendizado global em sala de aula e fora dela.
Esta fase, da 1ª à 3ª séries, é marcada por muitas transformações e expectativas. Os questionamentos sobre projetos pessoais de vida, que serão refletidos nas escolhas profissionais, assim como a densidade dos conteúdos acadêmicos, convocam o aluno a desenvolver habilidades e a enfrentar muitos desafios, que o ajudarão a consolidar sua personalidade e o seu caráter. Para acompanhar o jovem nesse processo, a escola acredita na importância de garantir espaços de acolhimento e diálogo, que permitirão o desenvolvimento do autoconhecimento, do pensamento crítico e da autonomia. A formação do jovem exige, portanto, uma escola que concilie os interesses, as angústias e as necessidades da faixa etária, além da preparação para obter êxito nas etapas posteriores ao processo de escolarização básica.
O currículo do Ensino Médio, que representa a etapa final da escolarização básica, se estrutura a partir das quatro áreas do conhecimento que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além dos componentes curriculares obrigatórios, essas áreas, sistematizadas abaixo, também apresentam aos nossos alunos projetos especiais vinculados aos Itinerários Formativos, conforme previstos pela BNCC.
- Linguagens e suas tecnologias: Produção Textual, Língua Portuguesa e Literatura, Línguas Estrangeiras, Arte e Educação Física;
- Ciências da Natureza e suas tecnologias: Química, Física e Biologia;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais aplicadas: História, Geografia, Pensamento Social e Filosófico.
Desse modo, a cada ano a escola ofertará projetos especiais aos estudantes, a fim de garantir a eles oportunidade de experimentarem as suas escolhas por áreas de interesse para estudos futuros e para a sua profissionalização. No Ensino Médio, os conteúdos relacionados às mídias digitais estão sempre presentes e são desenvolvidos no contexto das várias disciplinas e em função das demandas específicas dos projetos de trabalho. Assim, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar experiências de aprendizagem que possibilitam o ingresso nas melhores universidades do Brasil e do mundo e, ainda, a formação de jovens autônomos, críticos, proativos, capazes de enxergar na vida aquilo que aprenderam na escola. O currículo do Ensino Médio no CEI é ainda enriquecido com outras iniciativas que promovem a construção de saberes e de diferentes habilidades. Dentre essas iniciativas, temos o Projeto de Orientação Profissional, cujos objetivos são esclarecer, apontar caminhos, fornecer possibilidades e oferecer subsídios para que os jovens encontrem suas identidades, seus perfis profissionais e suas características funcionais.
A formalização do processo avaliativo ocorre bimestralmente, em quatro momentos durante o ano, e o aproveitamento do aluno do Ensino Médio é expresso através de notas, com base em um conjunto de ações. Neste segmento, serão considerados automaticamente aprovados os estudantes que apresentarem frequência às aulas igual ou superior a 75% e média anual maior ou igual a 7,0 (sete) em todos os componentes curriculares. Os alunos que não obtiverem média semestral igual ou superior a 7,0 são indicados à recuperação semestral, que compreende um conjunto de aulas de revisão e avaliações sobre os temas revisitados. Aqueles que não apresentarem média anual maior ou igual a 7,0, em até oito disciplinas, devem fazer a recuperação final, que constará de orientações de estudos, aulas de revisão e provas. Para aprovação na recuperação final, será necessário ter frequência às aulas de revisão e obter nota igual ou superior à 6,0 na prova de recuperação final.
A 3ª série do Ensino Médio requer um trabalho atento às necessidades do aluno que viverá, ao longo de um ano, o duplo desafio de concluir a Educação Básica e de prestar os exames vestibulares, a fim de ingressar no curso universitário que deseja seguir. Para além do acolhimento da coordenação, nos momentos em que os jovens apresentam dúvidas quanto à sua escolha profissional ou insegurança frente às mudanças que a transição para a vida adulta impõe, os estudantes da 3ª série do CEI recebem também orientações individualizadas sobre as particularidades dos vestibulares que desejam realizar e sobre as universidades de seu interesse. Para isso, a equipe docente planeja, entre outras iniciativas, simulados, aulas de aprofundamento que ocorrem ao longo de todo o ano letivo, apostilas, encontros preparatórios para o Teste de Habilidades Específicas (THE), sábados intensivos, cronograma especial de aulas para os candidatos à Medicina, com material próprio e sem custo adicional às famílias. Tudo isso é planejado sem descuidar do bem estar e da saúde emocional dos alunos que, com o frequente acompanhamento do professor de Educação Física, realizam com regularidade atividades de relaxamento, yoga, meditação, exercícios de respiração e controle da ansiedade. Os excelentes resultados obtidos pelos estudantes egressos do CEI nos vestibulares das universidades públicas e privadas confirmam a consistência e a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido por nossa equipe.





