Ensino Médio

Ensino Médio

Como funciona?

Porta de entrada para a vida universitária e de acesso ao mundo do trabalho, o Ensino Médio do CEI desenvolve propostas pedagógicas baseadas em múltiplas experiências, promovendo situações de aprendizado global em sala de aula e fora dela. 

Esta fase, da 1ª à 3ª séries, é marcada por muitas transformações e expectativas. Os questionamentos sobre projetos pessoais de vida, que serão refletidos nas escolhas profissionais, assim como a densidade dos conteúdos acadêmicos, convocam o aluno a desenvolver habilidades e a enfrentar muitos desafios, que o ajudarão a consolidar sua personalidade e o seu caráter. Para acompanhar o jovem nesse processo, a escola acredita na importância de garantir espaços de acolhimento e diálogo, que permitirão o desenvolvimento do autoconhecimento, do pensamento crítico e da autonomia. A formação do jovem exige, portanto, uma escola que concilie os interesses, as angústias e as necessidades da faixa etária, além da preparação para obter êxito nas etapas posteriores ao processo de escolarização básica.

O currículo do Ensino Médio, que representa a etapa final da escolarização básica, se estrutura a partir das quatro áreas do conhecimento que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além dos componentes curriculares obrigatórios, essas áreas, sistematizadas abaixo, também apresentam aos nossos alunos projetos especiais vinculados aos Itinerários Formativos, conforme previstos pela BNCC.

  • Linguagens e suas tecnologias: Produção Textual, Língua Portuguesa e Literatura, Línguas Estrangeiras, Arte e Educação Física;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais aplicadas: História, Geografia, Pensamento Social e Filosófico.

Desse modo, a cada ano a escola ofertará projetos especiais aos estudantes, a fim de garantir a eles oportunidade de experimentarem as suas escolhas por áreas de interesse para estudos futuros e para a sua profissionalização. No Ensino Médio, os conteúdos relacionados às mídias digitais estão sempre presentes e são desenvolvidos no contexto das várias disciplinas e em função das demandas específicas dos projetos de trabalho. Assim, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar experiências de aprendizagem que possibilitam o ingresso nas melhores universidades do Brasil e do mundo e, ainda, a formação de jovens autônomos, críticos, proativos, capazes de enxergar na vida aquilo que aprenderam na escola. O currículo do Ensino Médio no CEI é ainda enriquecido com outras iniciativas que promovem a construção de saberes e de diferentes habilidades. Dentre essas iniciativas, temos o Projeto de Orientação Profissional, cujos objetivos são esclarecer, apontar caminhos, fornecer possibilidades e oferecer subsídios para que os jovens encontrem suas identidades, seus perfis profissionais e suas características funcionais.

A formalização do processo avaliativo ocorre bimestralmente, em quatro momentos durante o ano, e o aproveitamento do aluno do Ensino Médio é expresso através de notas, com base em um conjunto de ações. Neste segmento, serão considerados automaticamente aprovados os estudantes que apresentarem frequência às aulas igual ou superior a 75% e média anual maior ou igual a 7,0 (sete) em todos os componentes curriculares. Os alunos que não obtiverem média semestral igual ou superior a 7,0 são indicados à recuperação semestral, que compreende um conjunto de aulas de revisão e avaliações sobre os temas revisitados. Aqueles que não apresentarem média anual maior ou igual a 7,0, em até oito disciplinas, devem fazer a recuperação final, que constará de orientações de estudos, aulas de revisão e provas. Para aprovação na recuperação final, será necessário ter frequência às aulas de revisão e obter nota igual ou superior à 6,0 na prova de recuperação final.

A 3ª série do Ensino Médio requer um trabalho atento às necessidades do aluno que viverá, ao longo de um ano, o duplo desafio de concluir a Educação Básica e de prestar os exames vestibulares, a fim de ingressar no curso universitário que deseja seguir. Para além do acolhimento da coordenação, nos momentos em que os jovens apresentam dúvidas quanto à sua escolha profissional ou insegurança frente às mudanças que a transição para a vida adulta impõe, os estudantes da 3ª série do CEI recebem também orientações individualizadas sobre as particularidades dos vestibulares que desejam realizar e sobre as universidades de seu interesse. Para isso, a equipe docente planeja, entre outras iniciativas, simulados, aulas de aprofundamento que ocorrem ao longo de todo o ano letivo, apostilas, encontros preparatórios para o Teste de Habilidades Específicas (THE), sábados intensivos, cronograma especial de aulas para os candidatos à Medicina, com material próprio e sem custo adicional às famílias. Tudo isso é planejado sem descuidar do bem estar e da saúde emocional dos alunos que, com o frequente acompanhamento do professor de Educação Física, realizam com regularidade atividades de relaxamento, yoga, meditação, exercícios de respiração e controle da ansiedade. Os excelentes resultados obtidos pelos estudantes egressos do CEI nos vestibulares das universidades públicas e privadas confirmam a consistência e a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido por nossa equipe.

Tem interesse em matricular seu filho no CEI? Entre em contato conosco!

Eu sou

Está cursando
Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas

Além dos quatro prédios destinados a cada um dos segmentos, o CEI possui ginásio, quadra esportiva, campos de futebol, quintais com brinquedos, piscina climatizada, biblioteca, cantina, refeitório, laboratórios (de Física, de Biologia e Química e de Mídias), auditório, ateliês de Arte, sala de Teatro, Espaço Oficina (Sala Maker) e um Jardim Ambiental onde são desenvolvidas atividades ligadas à preservação da natureza.

Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Finais
Rua Professor Ferreira da Rosa, 150
22611-230
Barra da Tijuca, RJ

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Rua Conde D’Eu, 129
22611-050
Barra da Tijuca, RJ

Ensino Médio
Rua Professor Ferreira da Rosa, 161
22611-230
Barra da Tijuca, RJ

Educação Infantil (Manhã ou tarde)
Manhã - 08h às 12h
Tarde - 13h às 17h

Ensino Fundamental - Anos Iniciais (Manhã ou tarde)
Manhã - 07h30 às 12h20
Tarde - 12h40 às 17h25

Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 8º - Manhã)
Manhã - 07h20 às 12h50

Ensino Fundamental - Anos Finais (9º - Manhã e tarde)
Manhã - 07h20 às 12h50
Tarde (segundas) - 13h45 às 16h15

Ensino Médio (manhã e tarde)
Manhã - 07h10 às 12h50 
Tarde - 13h45 às 16h15


Sobre o CEI

Há 30 anos oferecendo um futuro de qualidade para nossos alunos.

O Centro Educacional Espaço Integrado (CEI) é uma instituição privada de ensino fundada em 1992, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o aprendizado dos saberes que constituem o patrimônio histórico, científico e cultural da humanidade, além do pleno desenvolvimento de suas capacidades físicas, intelectuais e relacionais.

Depoimentos

O que nossos alunos dizem

Lucas Vinícius

Ensino médio

5/5
“O CEI me proporcionou uma experiência muito boa, me impulsionou a atingir meus resultados de maneira rápida e efetiva, com os melhores professores que eu já tive na vida, didática incrível e material excelente!”

Fernanda silva

Ensino médio

5/5
“O que mais me surpreende no CEI é a maneira como a gente é acolhido nessa fase tão difícil. Eles direcionaram meus estudos, tiraram minhas dúvidas e me deram suporte emocional. Obrigada ao
Nossos

Parceiros