Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Como funciona?
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças já estão mais acostumadas às vivências escolares e passam a se reconhecer ainda mais como partes integrantes do coletivo. Conheça esta etapa escolar aqui no CEI!
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º anos, começa uma nova etapa, com maior abertura para a vida social e um salto intelectual. A aprendizagem da leitura e da escrita amplia o repertório funcional da criança, proporcionando o acesso a inúmeros conhecimentos. À medida que a escolaridade avança, a compreensão do mundo se aperfeiçoa, e a criança passa a estabelecer novas associações com os saberes já aprendidos anteriormente. Assim, apresenta maior capacidade de concentração, de leitura, de interpretação, de escrita e de raciocinar de forma lógica, partindo de vivências concretas para experimentar, classificar, comparar, refletir, deduzir e analisar o mundo ao redor. Além disso, observamos uma expansão do modo de se relacionar, e a criança começa a notar em si mesma a autonomia para realizar determinadas tarefas e o senso de responsabilidade, de cooperação e solidariedade. Por isso, é necessário que as atividades escolares estimulem essas aptidões, favorecendo a evolução do aprendizado global.
Outro eixo importante, neste segmento, consiste no fortalecimento do papel de estudante. Embora, os alunos já tragam algumas conquistas da Educação Infantil, assumem a necessidade de estudo e o compromisso com as tarefas de modo cada vez mais significativo.
Alguns dos diferenciais da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental no CEI incluem, sem dúvida, a ampliação e a sistematização de múltiplos saberes das diferentes áreas de conhecimento. O trabalho desenvolvido aqui na escola tem o objetivo de formar os alunos para demandas escolares mais complexas, assim como para a construção de novas competências que propiciem o discernimento, a releitura, a análise dos fatos, a atribuição de significados, a defesa do ponto de vista e a construção de instrumentos para lidar com os desafios da sociedade de hoje e de amanhã. Outro aspecto importante que preservamos nesse processo é a curiosidade para aprender — um objetivo permanente em nossa prática educativa.
Para que as situações de aprendizagem sejam significativas, seguimos a Pedagogia de Projetos, em que procuramos, através dos diversos vínculos entre os saberes e as leituras de mundo, dar sentido ao que os alunos aprendem. Assim, estimulamos o aprendizado pela pesquisa, pelos recursos tecnológicos, pela colaboração com o colega, pelo compartilhamento de conhecimento e pela tomada de decisões de forma coletiva e cooperativa.
O currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental no CEI se estrutura a partir das quatro áreas do conhecimento que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas favorecem a conexão entre os conhecimentos dos diferentes componentes curriculares, estabelecendo-se uma interdisciplinaridade. São elas: Linguagens: composta pela Língua Portuguesa, Arte, Música, Educação Física, Linguagem Digital e Língua Estrangeira; Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências da Natureza. A fim de estimular o gosto pela leitura, temos a literatura como carro-chefe de nosso trabalho.
Para ampliar o olhar para o meio ambiente que nos cerca e com o objetivo de construir ferramentas para que o aluno reflita sobre as causas e consequências das modificações feitas pelo Homem na natureza, assim como, sensibilizá-los para a construção de uma consciência ecológica, promovemos, semanalmente, uma Oficina de Ciências. Esta acontece em parceria com a empresa Ecobé Projetos Pedagógicos.
A avaliação no CEI representa um elemento de reflexão contínua – do professor em relação à aprendizagem do aluno e do aluno na tomada de consciência de seu percurso, através da autoavaliação. É um processo contínuo, não se restringindo apenas a momentos formais, mas sim a todas as atividades curriculares que propiciem a construção de conhecimento.
Em nossa metodologia valorizamos as várias dimensões da aprendizagem: procedimental, atitudinal e conceitual. Por conta disso, vários instrumentos e estratégias são utilizadas para acompanhar o desempenho de nossos alunos até a formalização, expressa nos conceitos A, B, C, D e E, ao final de cada trimestre. Para aprovação, é necessário obter, no mínimo, conceito final C, além de 75% de frequência.
Com o objetivo de auxiliar os alunos que apresentam alguma dificuldade, a escola oferece, sem custo adicional, atividades pedagógicas extras, denominadas Estudo Dirigido.