Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Como funciona?

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças já estão mais acostumadas às vivências escolares e passam a se reconhecer ainda mais como partes integrantes do coletivo. Conheça esta etapa escolar aqui no CEI!

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º anos, começa uma nova etapa, com maior abertura para a vida social e um salto intelectual. A aprendizagem da leitura e da escrita amplia o repertório funcional da criança, proporcionando o acesso a inúmeros conhecimentos. À medida que a escolaridade avança, a compreensão do mundo se aperfeiçoa, e a criança passa a estabelecer novas associações com os saberes já aprendidos anteriormente. Assim, apresenta maior capacidade de concentração e de raciocinar de forma lógica, partindo de vivências concretas para experimentar, classificar, comparar, refletir, deduzir e analisar. Além disso, observamos uma expansão do modo de se relacionar, e a criança começa a notar em si mesma a autonomia para realizar determinadas tarefas e o senso de responsabilidade, de cooperação e solidariedade. Por isso, é importante que as atividades escolares estimulem essas aptidões, favorecendo a evolução do aprendizado global.

Alguns dos diferenciais da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental no CEI incluem, sem dúvida, a ampliação e a sistematização de múltiplos saberes das diferentes áreas de conhecimento. O trabalho desenvolvido aqui na escola tem o objetivo de formar os alunos para demandas escolares mais complexas, assim como para a construção de novas competências que propiciem o discernimento, a releitura, a análise dos fatos, a atribuição de significados, a defesa do ponto de vista e a construção de instrumentos para lidar com os desafios da sociedade de hoje e de amanhã. Outro aspecto importante que preservamos nesse processo é a curiosidade para aprender — um objetivo permanente em nossa prática educativa.

O currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental no CEI é composto por Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Entendemos que o estudante do 5º ano já tem maior autonomia para organizar seus estudo e, assim, optamos nesta etapa pela regência compartilhada que se organiza da seguinte forma: um professor para a área de Língua Portuguesa e Ciências Humanas, e outro para Matemática e Ciências da Natureza. No 4º e no 5º anos, temos a Oficina de Escrita Criativa, com o objetivo de criar condições para que o estudante faça da leitura e da escrita objetos de conhecimento comunicativos e autônomos, já iniciando o reconhecimento de si mesmo como autor. Além disso, há aulas de linguagens complementares que são ministradas por professores especializados: Educação Física, Música, Inglês, Mídias e Artes. A fim de estimular o gosto pela leitura, temos ainda a Literatura como carro-chefe de nosso trabalho. Para que as situações de aprendizagem sejam significativas, seguimos a Pedagogia de Projetos, em que procuramos dar sentido ao que os alunos aprendem, através dos diversos vínculos entre os saberes e as leituras de mundo, contemplando as diferentes áreas em esfera interdisciplinar. Trabalhamos também com o projeto “Bem Querer”, que tem a intenção de proporcionar vivências colaborativas e solidárias para os estudantes a partir das demandas da sociedade, como a doação de livros para escolas públicas e a escrita de cartas em reconhecimento ao trabalho dos profissionais da saúde. Assim, com o estímulo do aprendizado pela pesquisa, pelos recursos tecnológicos, pela colaboração com o colega, pelo compartilhamento de conhecimento e pela tomada de decisões de forma coletiva e cooperativa, temos a formação de alunos críticos, autônomos e colaborativos.

A avaliação neste segmento escolar é baseada em uma concepção de aprendizagem contínua e permanente, em que os professores avaliam sistematicamente as produções realizadas pelos alunos e traduzem o desempenho dos estudantes através de conceitos. A formalização do processo avaliativo é feita em três trimestres letivos, e o aproveitamento do aluno é expresso através dos conceitos A, B, C, D e E. Proporcionamos também momentos de autoavaliação do aluno e, para auxiliar os que apresentam alguma dificuldade, temos as aulas de MAP (Melhoria do Aproveitamento Pedagógico), oferecidas pela escola no horário inverso da escolaridade e sem custo para as famílias.

Tem interesse em matricular seu filho no CEI? Entre em contato conosco!

Eu sou

Está cursando
Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas

Além dos quatro prédios destinados a cada um dos segmentos, o CEI possui ginásio, quadra esportiva, campos de futebol, quintais com brinquedos, piscina climatizada, biblioteca, cantina, refeitório, laboratórios (de Física, de Biologia e Química e de Mídias), auditório, ateliês de Arte, sala de Teatro, Espaço Oficina (Sala Maker) e um Jardim Ambiental onde são desenvolvidas atividades ligadas à preservação da natureza.

Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Finais
Rua Professor Ferreira da Rosa, 150
22611-230
Barra da Tijuca, RJ

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Rua Conde D’Eu, 129
22611-050
Barra da Tijuca, RJ

Ensino Médio
Rua Professor Ferreira da Rosa, 161
22611-230
Barra da Tijuca, RJ

Educação Infantil (Manhã ou tarde)
Manhã - 08h às 12h
Tarde - 13h às 17h

Ensino Fundamental - Anos Iniciais (Manhã ou tarde)
Manhã - 07h30 às 12h20
Tarde - 12h40 às 17h25

Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 8º - Manhã)
Manhã - 07h20 às 12h50

Ensino Fundamental - Anos Finais (9º - Manhã e tarde)
Manhã - 07h20 às 12h50
Tarde (segundas) - 13h45 às 16h15

Ensino Médio (manhã e tarde)
Manhã - 07h10 às 12h50 
Tarde - 13h45 às 16h15


Sobre o CEI

Há 30 anos oferecendo um futuro de qualidade para nossos alunos.

O Centro Educacional Espaço Integrado (CEI) é uma instituição privada de ensino fundada em 1992, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o aprendizado dos saberes que constituem o patrimônio histórico, científico e cultural da humanidade, além do pleno desenvolvimento de suas capacidades físicas, intelectuais e relacionais.

Depoimentos

O que nossos alunos dizem

Lucas Vinícius

Ensino médio

5/5
“O CEI me proporcionou uma experiência muito boa, me impulsionou a atingir meus resultados de maneira rápida e efetiva, com os melhores professores que eu já tive na vida, didática incrível e material excelente!”
Nossos

Parceiros