Proposta Pedagógica

Em nossa metodologia a curiosidade pelo aprender é a palavra-chave para a escolha dos projetos, visando uma aprendizagem significativa e com sentido. Queremos que os alunos possam fazer relações entre o que estão aprendendo e o que experimentam, vivenciam, favorecendo o entendimento do mundo que os cerca e a construção de um aluno vinculado, responsável, participativo e que exerça sua cidadania, esses são, sem dúvida, os principais objetivos da escola a partir deste segmento. Assim, desde cedo os alunos aprendem a pesquisar, ouvir, falar, colaborar com os colegas, compartilhar, assumir compromissos, tomar decisões e responder por elas de forma coletiva e cooperativa, aprendendo não só conceitos e fatos, mas, principalmente, a conviver.

A entrada no Ensino Fundamental inaugura práticas de sistematização que diferenciam este segmento do anterior ( Educação Infantil). A aprendizagem da leitura e da escrita possibilita o acesso ao conhecimento e inaugura novas práticas e rotinas. Assim a escola busca desenvolver competências e habilidades que possibilitem que o aluno acompanhe as demandas escolares, como por exemplo, consultar, revisar, realizar avaliações formais, cuidar de seu material, entre outras, aprendendo os procedimentos que favorecem a construção de um aluno autônomo e responsável . O currículo é composto pelas seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Conhecimentos Históricos e Geográficos, cuja gestão fica sob a responsabilidade do professor de turma, e Educação Física, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Música, Inglês e Mídias, sob a responsabilidade dos professores especializados. Os conteúdos são tratados em contextos diversos e de forma mais complexa ao longo da trajetória escolar. Com isto privilegiamos a compreensão e o aprofundamento do saber. Nessa perspectiva, a avaliação acontece durante todo o processo de aprendizagem e são utilizados diferentes instrumentos para acompanhar o desempenho de nossos alunos até a formalização, expressa nos conceitos de A a E, ao final de cada trimestre. Proporcionamos também momentos de autoavaliação que têm como intenção promover uma reflexão e uma tomada de consciência do processo de aprendizagem, além de estabelecer novas metas para o próximo período.

As famílias têm um papel importante nessa trajetória, sendo a reunião de pais uma das estratégias que temos de aproximação, de entendimento, diálogo e parceria. Além dessas situações, temos encontros individuais que acontecem à medida que a família e/ou a escola sintam necessidade, mantemos comunicação via agenda, Circulares, Informativos Pedagógicos, site, Escola Aberta, Sábado Pedagógico, Ciclo de Palestras…