Proposta Pedagógica

O Ensino Médio do Centro Educacional Espaço Integrado foi concebido a partir da consideração à adolescência como fase da vida plena em possibilidades de realizações graças à conquista de uma maior autonomia em vários sentidos: a inteligência ganha em plasticidade e capacidade de gerar hipóteses, combinar variáveis, produzir sínteses; a plenitude do desenvolvimento físico permite um maior deslocamento pelos vários espaços da cidade; a aproximação ao mundo social e profissional incita a exercitar a iniciativa e a enfrentar processos de tomada de decisão sobre temas cada vez mais complexos.

Nesse sentido, entendemos que a escolarização deve ser orientada para que o estudante conquiste também maior autonomia em relação ao seu próprio processo de estudo e formação, visto que, ao término deste ciclo, está a possibilidade do(a) aluno(a) escolher/projetar a própria carreira profissional.

Por tudo isso, entendemos que uma boa proposta de Ensino Médio é aquela que se coloca a favor do desenvolvimento da autonomia dos jovens em suas várias dimensões, estimulando o diálogo e a busca compartilhada de soluções para os problemas que se apresentarem, além de preparar para o bom desempenho acadêmico nas fases subsequentes de sua escolarização. Os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam tal posição estão em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

O currículo do Ensino Médio é composto de: Língua Portuguesa e Literatura, Redação, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Educação Física, Espanhol, Inglês, Filosofia, Corpo e Movimento, Sociologia e Artes.

Estes componentes curriculares são distribuídos em quatro aulas de 75 minutos cada, às 2as e 6as feiras e, seis aulas de 75 minutos às 3as , 4as e 5as feiras, além de simulados periódicos, comumente realizados aos sábados.