Proposta Pedagógica

A Educação Infantil do CEI tem como base teórica as concepções construtivista e sociointeracionista, ou seja, acreditamos que as crianças aprendem através das experiências vividas e a partir de suas interpretações de mundo constroem seu conhecimento, sua inteligência e seu código moral. Consideramos também que é através da interação com os outros e com os objetos que as crianças se desenvolvem, tornando-se pessoas capazes de sentir, agir, raciocinar e comunicar.

Nosso intuito é ajudar a criança a desvendar o mundo para que ela se aproprie dele de forma ativa. Para isso, utilizamos a troca entre pares e o lúdico. Brincar, jogar, explorar e viver diferentes papéis fará com que o aluno possa, de forma prazerosa e inteligente, se apossar dos conhecimentos e venha a ser um sujeito criativo, capaz de agir sobre o mundo e transformá-lo. Para tanto, contamos com duas professoras dentro de sala, uma regente e outra auxiliar e compomos turmas com quantidade reduzida de alunos.

Por acreditar na importância de uma aprendizagem significativa, buscamos oferecer vivências e temáticas que sirvam para o uso na vida e partam de situações instigantes, gerando interesse e curiosidade na criança. Nossa proposta curricular é organizada em eixos do conhecimento, que são trabalhados através de projetos desenvolvidos com cada grupo-turma.

Nas classes de Maternal e Jardim I, além do trabalho envolvendo os conteúdos e objetivos de Linguagem, Matemática, Ciências Naturais e Sociais e Motricidade cuja gestão fica sob a responsabilidade dos professores de turma, os alunos possuem aulas de: Educação Física, Artes, Música e Ciências sob o encargo dos professores especializados. Nas turmas do Jardim II e Jardim III, incluem-se aulas de Inglês no horário curricular. Todas as aulas especializadas possuem 50 minutos de duração.