Formação Continuada

No Centro Educacional Espaço Integrado, entendemos que a participação, envolvimento e autoria dos professores são fatores fundamentais para a concretização da proposta político-pedagógica da escola.
Pretendemos formar professores atuantes, não só na execução do planejamento, mas que compreendam a profissão docente como um ofício que pressupõe um posicionamento político e ideológico e o desenvolvimento de competências. Ensinar envolve assumir escolhas, mobilizar recursos, escolher estratégias sendo, portanto, uma atividade reflexiva que exige constante sensibilização dos educadores no sentido da tomada de consciência de sua atuação.

A formação continuada mobiliza saberes, mas também requer um professor aberto e receptivo não só à crítica de sua prática como à mudança, assim sendo, trabalhamos aspectos profissionais e também pessoais. Através de dinâmicas e reflexões buscamos o desenvolvimento do professor como sujeito, ser humano e cidadão. Acreditamos que a partir do momento que ele se conheça mais poderá atuar de forma mais plena, estabelecendo relações entre suas características pessoais, sua visão de mundo, seus valores e a maneira como concebe o seu trabalho.

Nesse sentido procuramos valorizar e favorecer o aperfeiçoamento constante dos profissionais através de diferentes estratégias que têm como objetivos centrais avaliar o trabalho que está sendo desenvolvido, atender às necessidades de informação e formação, discutir pontos de vista, compartilhar descobertas, favorecendo, assim, a unidade, harmonia e coerência institucionais.

ssim sendo, não é apenas o professor que está em constante formação e por isso realizamos um trabalho formativo em todas as instâncias: equipe técnico-pedagógica, professores, professores auxiliares, estagiários e funcionários.

entre os procedimentos visando à formação continuada adotados por nós, temos:

1) Tema Institucional:

Há alguns anos o Cei investe na atualização do seu projeto educacional e para viabilizar uma reflexão contínua tem como prática escolher, a cada ano, um assunto que será enfocado por toda a equipe.

O tema institucional é vinculado à realidade local e definido de acordo com os interesses ou necessidades momentâneas da escola ou sociedade. Sendo assim, tal assunto passa a ser o fio condutor da formação permanente do corpo docente, onde se busca o debate, a criticidade, o aprofundamento da questão e também o envolvimento de toda a comunidade escolar.

O tema transpassa as muitas etapas, planejamentos e eventos do ano letivo e, para a sensibilização e discussão a respeito das ideias, promovemos dinâmicas grupais, reuniões internas de estudo e palestras para as famílias.

Alguns temas que já foram propostas de trabalho: Disciplina, Interação, Inovação, Avaliação, Documentação Pedagógica, Comunicação, Viver em Grupo, Educar para quê?, Escola: espaço coletivo e Diversidade.

2) Reuniões da equipe técnico-pedagógica:

São reuniões quinzenais das quais participam todos os coordenadores da escola dos diferentes segmentos. São discutidas as orientações filosóficas e metodológicas da escola, organizados os procedimentos didáticos, determinados os objetivos e metas para o trabalho com as equipes, traçadas as diretrizes para a formação permanente dos professores, sugeridas as mudanças que desejamos implementar e elaborados os registros para o Projeto Político- Pedagógico através da discussão e participação dos membros da coordenação.

3) Reuniões Pedagógicas por ciclo e/ ou por equipes (professores de turma/ especializados, estagiários…):

As reuniões são realizadas uma vez por semana com os seguintes objetivos:

– planejar e elaborar projetos;
– avaliar o trabalho em desenvolvimento;
– refletir sobre o planejamento elaborado;
– tomar decisões sobre a proposta daquele ano/série;
– promover a troca entre os professores;
– replanejar;
– aprofundar teoricamente aspectos que norteiam a Proposta Político – Pedagógica.
Os dias destes encontros variam de acordo com o segmento/ curso/ equipe.

4) Reuniões de Supervisões Individuais:

Encontros individuais dos professores com a coordenação para acompanhar a execução do planejamento em suas várias etapas, o desempenho dos alunos e avaliar o processo.

5) RAP (Reflexão, Avaliação e Planejamento)

Acontece três vezes ao ano, normalmente no recesso das aulas, e tem como objetivo refletir, avaliar e planejar o trabalho pedagógico. Temos também como intenção proporcionar um momento de estudo, seja promovendo uma palestra, uma atividade de integração, ou mesmo, de intercâmbio entre os diversos segmentos.

6) Cursos/ Seminários/ Palestras

O projeto de formação continuada de professores e coordenadores da escola pode ter como uma de suas formas, a seleção de cursos (encontros, seminários, congressos, fóruns, palestras, entre outros) e a indicação de um dos profissionais da escola para fazê-lo.