Dicas Culturais

O Universo e arte Naïf

universo-de-naif“Rio de Janeiro, gosto de você, gosto dessa gente feliz”. Poderia ser uma declaração de amor ao Rio, mas é o nome da tela de arte naïf feita por Lia Mittakaris: a vista panorâmica da cidade em uma tela de 4 metros de altura por 7 metros de largura. A obra é o carro-chefe do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, no Cosme Velho, fundado por Lucien Finkelstein, em 1995. O joalheiro francês veio para o Rio como turista, aos 16 anos, e decidiu ficar aqui pelo resto da vida.

“O museu é uma forma de agradecimento dele ao Rio, que o acolheu quando veio para cá” – diz a gerente executiva Tania Magalhães.
O amor pelo Rio está estampado na exposição permanente do primeiro andar do museu: além da pintura de Lia Mittakaris, há 40 telas representando os pontos turísticos cariocas, dos Arcos da Lapa ao Theatro Municipal.

Subindo as escadas para o mezanino, o visitante entra na seção de arte naïf contemporânea brasileira. Lá, há um quadro magnético em que os visitantes podem compor um quadro naïf. Além da brincadeira, é possível admirar a vista panorâmica do quadro “Brasil 5 séculos”, de Aparecida Azevedo. A maior tela de arte naïf do mundo tem 24 metros de largura, ocupando três paredes.

No subsolo, são expostas pinturas, esculturas e trabalhos em tecido de artistas estrangeiros. Índia, Haiti, Senegal e França são alguns dos países representados. Há também uma sala onde obras do fundador da arte naïf, Henri Rousseau. Nessa forma de arte, que não exige aprendizado formal, a ingenuidade é a essência das obras. Afinal, a palavra francesa naïf significa “ingênuo”.

Vale a pena passar algumas horas desvendando as peças espalhadas pelo museu, instalado em um belíssimo casarão recém-reformado, a 30 metros da estação do Trem do Corcovado. A organização do museu propõe, inclusive, unir os dois programas: visitantes que apresentarem o ingresso do Trem pagam apenas metade da entrada.

Serviços:

Endereço: Rua Cosme Velho, 561 – Cosme Velho Rio de Janeiro – RJ

Horários:

Terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 10h às 17h

Sábado e domingo, das 10h às 17h

Preço: R$12 (inteira) e R$6 (meia)

Mais informações:

2205-8612

www.museunaif.com

Autor: Katharina Farina