Primeiras semanas de aula – Jardim III

Com o auxílio de uma “menina misteriosa”, as turmas do Jardim III exploraram algumas brincadeiras e novidades da série. A personagem aparece de forma contínua em sala trazendo sempre uma surpresa e algo referente ao cotidiano escolar, possibilitando o levantamento de hipóteses, a troca de ideias, a apropriação de jogos.

As classes optaram em se aproximar das obras de Ana Maria Machado, tratando, num primeiro momento, do livro “Menina bonita do laço de fita”. Como a referida personagem é uma criança negra, buscamos trabalhar com as diferenças e semelhanças não só físicas, mas considerando também, a formação de atitudes e valores, tais como a tolerância e a convivência com a diversidade.

Desta forma, esperamos que de maneira gradativa e significativa as crianças possam se aproximar do que é ser carioca, do que nossa cidade nos oferece, de como ela se desenvolveu; além de valorizar as histórias que são contadas de geração para geração e apreciar / respeitar as diversas manifestações culturais existentes nessa cidade.

Seguem abaixo algumas fotos dos momentos vividos pelos alunos sobre este tema: