Primeiras semanas de aula – Jardim II

As turmas do Jardim II, com o auxílio da Bia, personagem do livro “O avental que o vento leva”, de Ana Maria Machado exploraram algumas brincadeiras e novidades da série. A personagem aparece, com seu baú, trazendo sempre uma surpresa e algo referente ao cotidiano escolar, possibilitando o levantamento de hipóteses, a troca de ideias, a apropriação de jogos e entretenimentos coletivos.

Em virtude da comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro, optamos por valorizar cada vez mais a literatura infantil e as diversas tipologias textuais, trabalhando com alguns autores nascidos no Rio ou que escolheram este local para morar. Desta forma, nosso primeiro projeto foi “O jeito carioca de contar histórias”, vivenciando-o através de obras literárias, poesias e canções. Dentre os artistas selecionados, iniciamos com o trabalho de Bia Bedran. Através de imagens e informações, Bia contou um pouco da sua origem, preferências, curiosidades do local onde nasceu e fizemos um paralelo com a vida dos alunos: bairro onde vivem, como são as construções, nomes de ruas, locais de entretenimento e pontos turísticos.

Nosso intuito é que de maneira bastante gradativa e significativa as crianças possam se aproximar do que nossa cidade nos oferece; possam valorizar as histórias que são contadas de geração para geração e apreciar / respeitar as diversas manifestações culturais existentes nessa cidade tais como a literatura, as canções, festas e danças.

Seguem abaixo algumas fotos dos momentos que já foram vividos pelos alunos do Jardim II: