Palestra com a Monica Lobo

Há alguns anos o Cei investe na atualização do seu projeto educacional e para viabilizar uma reflexão contínua tem como prática escolher, a cada ano, um assunto que será enfocado por toda a equipe.

O tema institucional é vinculado à realidade local e definido de acordo com os interesses ou necessidades momentâneas da escola ou sociedade. Sendo assim, tal assunto passa a ser o fio condutor da formação permanente do corpo docente, onde se busca o debate, a criticidade, o aprofundamento da questão e também o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Alguns temas que já foram propostas de trabalho: Disciplina, Interação, Inovação, Avaliação, Documentação Pedagógica, Comunicação, Viver em Grupo, Educar para quê?, Escola: espaço coletivo e Diversidade.

Para que o tema transpasse as muitas etapas, planejamentos e eventos do ano letivo e, para a sensibilização e discussão a respeito das ideias, promovemos dinâmicas grupais, reuniões internas de estudo e palestras para as famílias.

Este ano, escolhemos o tema ‘DIÁLOGOS’, pois o CEI acredita na integração escola/ família e deseja que a relação entre estes dois sistemas seja marcada por um clima de confiança e abertura, promovedor de crescimento e desenvolvimento para os alunos.

Nesse sentido, iniciamos o ano com um encontro com a Monica Lobo (Pedagoga, Psicóloga e Terapeuta de família) visando o aperfeiçoamento constante de toda a equipe: direção, equipe técnico-pedagógica, professores, professores auxiliares, estagiários e funcionários.

Colocando em prática nosso tema, é possível avaliar o trabalho que está sendo desenvolvido, discutir pontos de vista, compartilhar descobertas, favorecendo, assim, a unidade, harmonia e coerência institucionais.

Vejam alguns momentos deste encontro: